Globalização trouxe isso pra gente, acontecimentos em tempo real.
Há poucos dias atrás assisti “online” o tsunami chegando no Japão e ontem, acompanhamos com os familiares das crianças assassinadas a dor deles como expectadores de uma tragédia que acabara de acontecer.
Nós não estávamos lá, mas estávamos lá.
Tivemos a oportunidade de nos juntarmos ao sofrimento de tantos e unir preces estarrecidos com aquela tragédia na escola pública de Realengo/RJ.
Nós não somos mais um só indivíduo.
Está fora de moda rezar só para si mesmo. Egoísmo está “out”.
As vítimas e seu algoz são instrumentos de união e solidariedade. Que não seja em vão. Que cada um de nós, olhemos para nossas crianças voltando da escola e apreciemos. Que tenhamos responsabilidade com nossas próprias ações por que nosso exemplo ensina mais que discurso ou castigo.
A diretriz que damos para nossas crianças será o alicerce de um mundo melhor para todas as gerações vindouras.
O incrível, é que o segredo é tão simples, o segredo é sempre AMOR. Agir com amor. Amar nossos filhos e prepará-los para o mundo, sem que sejam corrompidos pelo ódio, pela vingança ou por um rigoroso senso de justiça. Ensinar e aprender simultaneamente com eles a agir e a calar, a ser pró-ativos e também confiar nos designos de Deus e, na dúvida, só resta a Fé.
Eu envio minha solidariedade a todas as vítimas e familiares, seja de Realengo, Japão, Líbia ou qualquer outro lugar que, seguramente, tem alguém sofrendo nesse momento. Um minuto por dia, para aliviar o sofrimento de alguém que sofre, vai fazer a diferença. Seja enquanto caminha no Leblon, pegando um sol na praia, admirando uma vitrine no shopping, parado no transito. Use esse momento para enviar Luz ao mundo. Intenção é tudo. Onde está a nossa consciência ali está a nossa realidade.